Mostrando postagens de 2025Mostrar tudo
Um capacitor de placas paralelas possui placas circulares com um raio de 8,20cm, separadas por uma distância de 1,30mm. (a) Calcule a capacitância. (b) Qual será a carga das placas se uma diferença de potencial de 120V for aplicada ao capacitor?
Uma partícula de carga +7,5μC é liberada a partir do repouso no ponto x=60cm. A partícula começa a se mover devido à presença de uma carga Q que é mantida fixa na origem. Qual é a energia cinética da partícula após se deslocar 40cm (a) se Q=+20μC e (b) se Q=−20μC?
Duas placas paralelas condutoras, de grande extensão, estão separadas por uma distância de 12cm e possuem densidades superficiais de cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos nas faces internas. Uma força eletrostática de 3,9x10^-15N age sobre um elétron colocado na região entre as duas placas. (Despreze o efeito de borda.) (a) Determine o campo elétrico na posição do elétron. (b) Determine a diferença de potencial entre as placas.
Suponha que, em um relâmpago, a diferença de potencial entre uma nuvem e a terra é 1,0x10^9V e a carga transferida pelo relâmpago é 30C. (a) Qual é a variação da energia da carga transferida? (b) Se toda a energia liberada pelo relâmpago pudesse ser usada para acelerar um carro de 1000kg, qual seria a velocidade final do carro?
A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é 1,2×10^9V. Qual é o módulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para a terra? Expresse a resposta em elétrons-volts.