TRÊS PASSOS QUE TE AJUDAM RESOLVER QUESTÕES DE FÍSICA.
A primeira leitura, que é essencial e super importante, deve ser feita sem nenhum compromisso (inicial) com a resolução do problema, deve ser uma leitura apenas para que seu cérebro (re)conheça a questão se familiarize com ela, fazendo você visualizar as particularidades da questão. Logo após uma primeira leitura, somente depois desta, parte-se para a aplicação do método de resolução dos 3 passos, que são os seguintes:
PRIMEIRO PASSO:
1. Ler e retirar os ao que chamamos de DADOS EXPLÍCITOS, aquelas informações matemáticas dadas, que estão especificados diretamente no enunciado da questão. Apenas extraia, nunca parta para resolução do problemas após o primeiro passo. Ou seja, só com os dados matemáticos aplicando em fórmulas decoradas.
SEGUNDO PASSO:
2. (Re)ler, o texto, buscando agora os DADOS IMPLÍCITOS, estes são a informações físicas, aqueles que envolve conceitos da Física, as quais você precisa apoderar-se do entendimento e conhecimento(s) que adquiriu sobre determinado assunto nas aulas. Estas nem sempre estão clara e evidente, na maiorias das vezes precisar de uma análise mais apurada para identificar do que se trata, mas com o primeiro passo já executado fica mais fácil o caminho. Por exemplo, se a questão da velocidade e/ou aceleração juntamente com algo relacionado a força (F), você já sabe que poderá ter algo em que precisará utilizar a 2ª Lei de Newton. Ou mesmo se falar em altura, vertical, que em algum momento utilizará a gravidade ou algo a que relaciona como, por exemplo, queda livre. E assim por diante.
TERCEIRO PASSO:
3. Neste último dos passos você irá UNIR OS DOIS PASSOS anteriores, em ordem contrária, foque primeiro nos dados físicos e somente depois, nos matemáticos, para começar a fazer interpretação e análise da questão como um todo. Fazendo deste modo, a devida adequação ao contexto em que está sendo colocado o problema, para assim encontrar a solução, ou seja, o que se pede na questão.
Estes caminhos fundamentam-se no Método ICAR (Interdisciplinaridade, Cotidianeidade, Ambiente e Raciocínio) desenvolvido pelo organizador do blog ao longo de sua experiência com ensino de Física.
Bons estudos a todos(as)!

0 Comentários
Deixe aqui sua SUGESTÃO, DÚVIDA! Isso ajuda a criar e melhorar (novos) conteúdos.