UMA BALA DE FUZIL DE MASSA IGUAL A 20g ATINGE UMA ARVORE...

 ...com a velocidade de 500m/s, penetrando nela a uma profundidade de 10cm. Calcule a força média (em N e em kgf) exercida sobre a bala durante a penetração. (Moysés, 2002, v1).


A figura acima mostra (o macro) da situação posta no enunciado, no entanto, precisamos olha mais de perto analisando os dados apresentados e partimos para a resolução do problema. Vejamos o que temos então...

Ele nos mostra a massa da bala em g, que convertemos para kg. A velocidade com que a bala atinge a árvore, o que tomamos com sendo a inicial já que o que nos interessa é dali para frente, ou seja, a penetração na árvore, que foi informado ser de 10cm, também convertido para outra unidade, no caso metro. Com isso em mãos vejo o que a questão me pede, no caso a força de penetração. E quando falamos em força lembramos imediatamente de Newton e sua segunda lei (F = m . a).

E verificamos que não temos a aceleração (a), porém temos como encontrá-la com os dados que tenho e para isso vou recorrer a (ajuda de) Torricelli.

Lembrem-se o motivo da aceleração estar negativa. Caso não, pesquisem sobre “movimento retardado”.

Pois bem!

Com a aceleração conhecida seguiremos para a determinação do módulo da força.

O exercício quer também em kgf, e para isso basta lembras que 1 kgf ≈ 9,8 N, desta maneira temos que, F ≈ 2.551,02 kgf.

.

Espero que tenhamos ajudado!

Deixa aí um comentário, uma sugestão para que possamos melhorar nossa lista.

Bons estudos







Postar um comentário

0 Comentários