1º CICLO DE DEBATES
A construção
civil faz parte de um setor da economia de grande importância para o
desenvolvimento de estados, municípios e união. Neste contexto, a geração de
emprego e renda se expressa em variados níveis profissionais. E Quaisquer que
sejam estes, é fundamental que se mantenham atualizados / informados sobre
aspectos técnicos – científicos que envolvam o setor, dentro dos vários nichos
que compõe a rede da construção civil.
Assim, para
que se manter qualificado, quer para inserção no mercado de trabalho ou para
permanência neste, é importante que existam intercâmbios, por exemplo, que
possibilitem discussões de temas correlacionados ao referido setor produtivo, capazes
de promover conhecimentos por meio de debates, reflexões de teorias e de
técnicas que possam melhorar o desempenho de atividades do cotidiano. Sendo capazes
de agregarem valor, tanto para o perfil do profissional como para um
posicionamento crítico junto à sociedade em que o individuo está inserido.
Assim,
realizar um ciclo de debates que coloque em mesma linha de discussão
estudantes, professores, profissionais da área, instituições e sociedade em
geral, é um dos caminhos que podem ser seguidos.
Ver-se então, na conjuntura
atual em decorrência do COVID 19, que veio abalar todo o sistema de ensino do
País e do Mundo, a importância do papel da Universidade Estadual Vale do Acaraú
(UVA) e todo seu corpo, docente e discente promover a disseminação de conceitos
e teorias que regem ciências através de atividades virtuais que possibilitem a
todos (as) estarem de alguma forma, ativos (as). A destacar a área de
engenharia e arquitetura.
As universidades, sob a óptica de uma célula formadora
dentro da sociedade tem o dever de oportunizar o acesso ao conhecimento e a
formações fora de suas “paredes”. Assim, Proporcionando condições em que o encontro
entre teorias e práticas sejam, de fato, aplicáveis as realidades de cada
discente.
Nesse sentido, realizar um ciclo
de debates que vise promover a união do conhecimento, por exemplo, empírico e científico,
pode ser um dos caminhos com boas probabilidades de obter de forma implícita e/ou
explícita resultados positivos. Bem como, transfere para a sociedade uma visão/sensação
de ação por parte de uma IES que em seu papel social vise a relação sociedade e
universidade. Dessa forma, estará Possibilitando que profissionais estudantes e
sociedade se inter-relacionem, e de maneira recíproca aprendam mutuamente
dentro de suas áreas profissional.
PROGRAMAÇÃO
07/09/2020
Título: Ensino à distância: o olhar dos alunos (as)
da disciplina Planejamento e Gerenciamento de Obras do Curso Superior em
Tecnologia da Construção de Edifícios da UVA.
Participantes:
Antonio
Gilson Paiva Rodrigues, Julio Cesar do Nascimento Sousa, Maria José Lopes da Silva, Marcelo
Hollister Almeida Silva
14/09/2020
Título: Lajes Pré-Fabricadas, tipo Treliça: Debate a
respeito de Demanda, Produção e Uso nas pequenas e médias obras na região Noroeste cearense.
Participante(s):
Tecgº.
Julio Cesar do Nascimento Sousa (Professor do Curso Superior de
Tecnologia em Construção de Edifícios / UVA)
21/09/2020 Título: Aplicação e manutenção de estruturas metálicas
utilizadas na elevação de edificações no Estado do Ceará.
Participante(s):
Tecgº.
Francisco Geovane Rodrigues Monteiro (Coordenação da
manutenção predial preventiva)
28/09/2020
Título: Indústria e sociedade: Agentes, fora do canteiro
de obra, que influenciam e caracterizam a construção civil numa visão lato sensu.
Participante(s):
Engº.
Fernando Ibiapina Cunha (Diretor da Cerâmica Torres Ltda,
Sobral/CE)
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