REAÇÃO DE APOIO
Olá gente, voltamos com este assunto!
Complementando o que mencionamos anteriormente, sobre reações de apoio, vamos ver como ficaria o resultado das reações no plano caso mudássemos a posição de um dos suportes que transferem as forças para este plano.
Aviamos, configurado segundo a figura a seguir.
Neste caso o apoio (pilar) D, moveu - se 1,50m para dentro em relação sua posição anterior. Dando, desta maneira, espaço para o que chamamos na construção civil de "balanço" na estrutura.
Vimos que Rc = Rd. Ou seja, antes da modificações as reações nos ponto C e D eram iguais.
Aqui nosso diagrama ficaria da seguinte forma.
Lembrem - se que o procedimento de calculo, é o mesmo antes utilizado. Determinamos as reações em A e B, alocamos sobre cada suporte junto com a respectiva carga do mesmo e verificamos estas sobre o plano.
Percebam que nesta situação a carga Qp agora foi seccionada em duas, diferentemente da anterior. Sendo que temos uma com 3,00m e outra de 1,50m. Vamos chamar de Qp1 e Qp2.
Qp1 = 0,09 (kN/m) . 3,00 (m) Qp2 = 0,09 (kN/m) . 1,50 (m)
Qp1 = 0,27 kN Qp2 = 0,14 kN
Vejam que não mudamos nossa carga total sobre os apoio em relação ao anterior. Continuamos com os mesmos valores, apenas segregado. Neste sentido, não há necessidade de irmos para os eixo X e Y, pois já temos este resultado. Mas, supondo que não tivéssemos, vamos determinar essas reações.
No eixo (x)
∑Fx=0
Qx = 0 (Não existem forças atuando horizontalmente no sistema)
No eixo (y)
∑Fy=0
Ra - 0,27 + Rb - 0,14 = 0
Ra + Rb = 0,41 kN
Agora, temos que,∑M=0
- 0,27 . (1,50) + Rb . (3,0) - 0,14 . (3,75) = 0
- 0,405 + 3 Rb - 0,525 = 0
3 Rb = 0,930
Rb = 0,31 kN
Assim,
Ra + Rb = 0,41
Ra + 0,31 = 0,41
Ra = 0,10 kN
Notaram, que embora a carga sobre o suporte não tenha mudado, com a mudança de posição do suporte a reações do suporte sofreram modificações significativas, sendo que Rb teve um aumento, enquanto Ra uma redução. Isso, em grande parte, provocado pelo "balanço" criado mais próximo a Rb.
Desta forma quando verificamos a reação de cada apoio, sobre o plano, que eram iguais, agora teremos que Rc será diferente de Rd.
QTotal (C) = Rc = 0,33 kN e QTotal (D) = Rd = 0,54 kN
É isso aí gente. Até a próxima!
Ah! Se passar por aqui e tiver gostado da explicação e/ou do blog, ou mesmo que tenha ficado alguma dúvida. Deixe seu comentário. Isso irá nos ajudar a melhorar o conteúdo e outros!
0 Comentários
Deixe aqui sua SUGESTÃO, DÚVIDA! Isso ajuda a criar e melhorar (novos) conteúdos.