Reservatórios de anéis pré - fabricados de concreto


A algum tempo atrás, recebi certa situação acontecido com um reservatório construído com anéis pré - fabricados de concreto armado, no caso diâmetro de 2,00m. Onde na exposição das condições o interlocutor buscava saber (de mim) a possível causa do problema.
Então diante da dificuldade de visualizar pelo menos a situação - mesmo sabendo que não é deste modo que se faz diagnósticos - pedi que enviasse uma imagem. Assim o inquisidor o fez. Enviou a foto abaixo (a da esquerda a outra é apenas uma copia para observação).

Na grande maioria das vezes com reservatórios deste tipos, isso se dá com mais frequência devido a acomodação de solo, por causas diversas, onde as mais comuns são o (1) mau dimensionamento incorreto da base, tanto no quesito de dimensões geométricas quanto no tocante a armaduras necessárias, ou (2) mesmo da má execução na montagem, geralmente pela inexperiência do operador.
Independente do que tenha causado isto, ficam duas dicas:
a) Muita atenção na base deste tipo de reservatório principalmente que o mesmo estiver sobre solo suspeito quanto a sua real resistência, e mais cautela ainda quando fincado sobre terreno arenoso.
b) Uma primeira dica para o operador é que se possível a cada 02 ou 03 anéis, ele se afaste um pouco para observa o conjunto, equipamento e produto, de maneira sistemática, como os mesmo estão operando. Isso mesmo que já possua um auxiliar, afinal existirá uma pressão bastante significativa nesta estrutura, que fará gerar um momento mais significativo ainda.
Posteriormente, "se for do interesse do leitor", publicaremos um artigo com alguns detalhes de montagem deste tipo reservatórios com anéis pré - fabricado, bem como sua produção.
Até lá!!!