CARGAS SOBRE PILARES
As cargas dimensionadas outrora, lançam-se sobre pilares, conforme visto. Então gostaria de provocar uma discussão quanto a esta ponto em algo que, não deveria, mas, há certa necessidade devido ao fato da ainda existirem, leigos que não querem compreender que é assim que funciona.
Então vamos ao caso das cargas sobre os pilares!
E como fizemos lá atrás, faz-se necessário que sigamos uma ordem de pensamento, um método operacional.
Temos no esquema, os valores de cada cargas que sobre os pilares, vamos nos deter aos detalhes por aí.
Vejam que a V3 lança sobre a V2 e V4 cargas iguais.
A V2 e V4, por sua vez colocam sobre os pilares P1, P2 uma distribuição diferente. Lembrando que tomamos P1=P3 e P2=P4. E que é exatamente nestas distribuição que vale nossa discussão principal.
Notem que em P2 e P4, pelo fato de estarem recebendo apenas uma viga cada temos apenas o valor determinado no calculo anterior. Por outro lado P1 e P3 (ambos iguais) recebem um somatório das cargas resultante de V2 e V4 (respectivamente) com a carga oriunda de V1.
Assim temos que,
P1 = P3 = 16,11 kN e P2 = P4 = 90,21 kN
- Sobre força de pressão
Desta forma podemos definir que, a pressão sobre os pilares são os seguintes, considerando que usamos pilares com dimensões iguais a 0,25m x 0,60m, cuja a área da seção é igual a 0,15m².
P1 = P3 = 107,40 kN/m² e P2 = P4 = 601,40 kN/m²
Comumente utilizamos a unidade de pressão em pascal, assim temos que, os valores correspondem a 107,40 kPa e 601,40 kPa. Ou ainda, se a na ocasião preferir, e como é na maiorias dos casos trabalhado, 0,107 MPa e 0,601 MPa. E por aí, você segue se assim preferir.
Vem a segunda parte de nossa discussão!
O fato de possuírem cargas diferentes, pode ser trabalhado também dimensões distintas, desta forma evitaria, considerando os materiais utilizados, o excesso, desnecessário de consumo dos que compõem a estrutura. Ou mesmo uma arranjo e/ou rearranjo arquitetônico.
Salientamos que para determinação de seções de pilares, existe todo um procedimento e um conjunto de dados técnicos a sere considerados, que vão além das força, sendo esta fator primordial para início de calculo, no entanto, não a única.
Salientamos que para determinação de seções de pilares, existe todo um procedimento e um conjunto de dados técnicos a sere considerados, que vão além das força, sendo esta fator primordial para início de calculo, no entanto, não a única.
Esperamos ter ajudado!
Até a próxima!!!
--------------------------------------------------------------
Dúvidas e sugestões, deixe aí seu comentário.
Desde já agradecemos a visita!
0 Comentários
Deixe aqui sua SUGESTÃO, DÚVIDA! Isso ajuda a criar e melhorar (novos) conteúdos.