UMA ABORDAGENS CONCEITUAL NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS


O que pensamos ser a construção civil!"
No cotidiano, muito se fala em construção civil e suas obras, que quando aborda em qualquer círculo, seja de leigos ao tema ou não, a primeira "impressão" que nos vem a memória, por exemplo, é o de um canteiro de obras - de edificações - ainda que outras ideias venham surgindo depois.
Nos bancos universitários, muito se discutem sobre o tema, em seus diversos aspectos técnicos, dentre os quais muito se fala e se ver em cenários econômicos, principalmente. Ver - se colocações do tipo, o quanto está  (construção civil) desperdiça a matéria-prima com a qual trabalha em seus projetos, bem como, o quanto o resultado disto prejudica o meio ambiente, etc. Embora se fale neste aspecto sobre os desperdícios, e o que se esta fazendo para minimiza – los a fim de melhor desenvolver “àquele” projeto de maneira a reduzir os custos de produção, principalmente, e consequentemente ampliar o lucro que o mesmo venha a proporcionar, acreditamos que o que representa o setor esta bem além disso. Que fique claro, neste momento, que esta realidade (tipo de pensar) esta se modificando. No entanto, de certo modo a passos lento.
Porém, vamos levantar uma reflexão aqui. O que está sendo desperdiçado? Por que? De onde vieram e para onde estão indo? Bem como, as causas: o que está causando tudo isso? Para quem esta sendo danoso? Etc. Diante tantos questionamentos, que possam ser levantados e possíveis respostas, ainda que momentâneas, muitas outras interrogações podem surgir quando se começa a refletir a construção civil.
Assim para que possamos entender ou mesmo compreender as inúmeras justificativa para esta reflexão, poderíamos direcionar para uma um pouco mais resumida, que seria: o que é construção civil e em que contexto se insere? 
Possivelmente, esta reflexão possa nos levar a um "patamar" mais um mais acima, um pouco mais a frente de “n” questões levantadas isoladamente, já que vivemos inseridos de algum modo em um sistema, composto por seus “sub’s” que se interligam de diversas formas, e que cada uma, muitas vezes, independem das demais, mas tornam – se dependem de suas próprias composição. Desta maneira, é válido, saber o que é e onde está, neste caso, a nossa construção civil, para que no mínimo possamos delinear um caminho para discussões que abranjam as principais partes envolvidas diretamente e indiretamente deste setor. Pois há uma grande necessidade que isso aconteça, e deixarmos (quando falamos neste termo: construção civil) de lançarmos o olhar somente para dentro do chamado canteiro de obras, e irmos além, procurando enumerar tudo que está ali de matéria – prima, colaboradores, etc, mas também o que esta na vizinhança deste, até a vendedora(or) de lanche das 09:00 h (comum em pequenos centros urbanos. Vendedores na "porta" de canteiros fornecendo "merenda") .

Note [...]
_______que neste último parágrafo, de forma mais clara o que vimos discutindo desde o início, começamos a abrir o leque construção civil. Por exemplo, quando citamos matéria – prima, vamos começar a ver além, o que está no entorno desta matéria – prima, como fornecedor (com parte que também movimenta o mercado e outras indústrias), o meio ambiente (como parte da sustentabilidade ou mesmo a própria existência humana). Ou mesmo a vendedora(or) do lanche como uma forma de trabalho indireta, que por sua vez irá abastecer – se com sua renda e movimentar o mercado, e assim por diante.
Desta forma, considerando o exposto conceitualmente até aqui, como forma de corroborar com o trabalho deste material, tomaremos como uma definição de construção civil, como sendo uma sistematização produtiva, de bens e serviços, que transforma, direta e/ou indiretamente, o microssistema em que é inserida. Considerando desta maneira que seu produto se torna um agente do meio, cuja a maneira como se desenvolvem os processos de produção correlatos tornará a coexistência com este meio, de forma benéfica ou contrária.
Conforme a definição aplicada a construção civil, podemos dizer então que temos um microssistema, dentro de um maior. Desta forma podemos dizer que a construção civil se conecta com este macro sistema de duas maneiras: (i) uma parte que se correlaciona diretamente, com o social, jurídico – político e o ambiental e (ii) outra, de modo indireto, com este macrossistema, porém fortemente relacionado ao tocante a parte técnica e profissional que regular os conteúdos trabalhados.
.............
Ver também "Cenário da construção civil: setor da Industria, comércio e serviço" parte complementar deste artigo!

Até a próxima!