LAJE TRELIÇADA: Cargas sobre vigotas.

COMO DETERMINAR CARGAS SOBRE VIGOTAS  TRELIÇADAS UNIDIRECIONAIS?

INTRODUÇÃO

Lajes são nada mais placas, elemento estrutura horizontal responsável em transporta cargas verticais para seus apoios e estes por sua vez até o solo.
Esquema de uma laje recebendo cargas sobre ela

Podemos ter várias formas de transporte (ver também distribuição de cargas) destas cargas mesmo considerando sobre a lajes, podendo ser de forma, por exemplo, unidirecional ou bidirecional. Assim também como o tipo de laje.
Neste material vamos nos deter as de concreto armado com elementos pré-fabricados de concreto, as vigotas. Laje que denominamos como Laje Treliçada e unidirecional. Deixaremos a Bi para um outro momento, por enquanto.
A treliças são compostas por,

Elemento pré-fabricado + Enchimento + Complemento

(a) Elementos pré-fabricado: Vigota (Armadura treliçada + Base de concreto) podendo ou não haver a necessidade de armadura adicional
(b) Enchimento: Material inerte posto para criar vazios de concreto na laje. Comumente utilizados em pequenas e media obras Cerâmico ou EPS.
(c) O Complemento a qual denominamos aqui é a parte da lajé pré-fabricada colocada in loco, é o que completa a laje propriamente dita. São malhas de distribuição, capa de concreto (geralmente com 4cm de espessura), nervura de travamentos (10cm de largura normalmente).
Exemplo de uma laje treliçada com enchimento cerâmico.

CALCULANDO CARGA NA NERVURA

Bem, agora que já vimos o básico sobre este tipo de laje vamos ao escopo deste post. Que é procurar saber como as cargas sobre uma placa atuam na vigota treliçada.
Primeiro de temos que entender que este tipo de lajes pode ser dimensionado como uma seção de viga T.
Cargas sobre uma seção em viga T, como exemplo.

Esta seção corresponde a da laje treliçadas, considerando a dimensão da base da treliça (bw) e o intereixo (bf) da mesma. Porém, quando temos as cargas dentro da mesa de compressão, ou seja, na capa de concreto colocada na obra, podemos determinar esta como uma seção normal.

Seção de uma vigota treliçada considerando a força de compressão dentro da mesa.

Desta forma, a carga considerada, por exemplo, pela NBR 6120, sobre laje poderá ser determinada sobre a treliça da seguinte maneira.

Vista de uma seção longitudinal

Esta será trabalhada agora como carga sobre a nervura (qn) e poderá ser determinada pelo formula,
qn(kN/m) = Q(kN/m²) x bf (m)

Vamos trabalhar um exemplo para figurarmos melhor o que colocamos.
Digamos que temos uma laje (dimensões de 4,00m x 2,50m) com uma carga permanente de 3,0kN/m². Qual seria a carga sobre a nervura?
É válido salientar que, a laje sera caracterizada treliçada unidirecional com enchimento cerâmico, cujo intereixo vale 42cm. Portanto teremos que,
qn = Q x bf
qn = 3,0 x (0,42)
qn = 1,26 kN/m
Daí se nós quisermos determinar o momento desta, agora, nervura teríamos esta momento, conforme o vão teórico desta laje. Sendo este vão teórico adotado, normalmente, o menor que no caso de nossa exemplo seria uma vigota de 2,50m.
Logo, utilizando a fórmula do momento fletor, teríamos então, um momento de 0,98kN.m.

E aí deu para entender?
O que você acho da assunto?
Alguma dúvida deixa aí nos comentários!

Até a próxima.

Anexo 

Nos acompanhe também no Instagram ( @foradaprancha )

Postar um comentário

0 Comentários