FORA DA PRANCHA: Tecnologia da Construção Civil, Formação e Sociedade

1º CICLO DE DEBATES

A construção civil faz parte de um setor da economia de grande importância para o desenvolvimento de estados, municípios e união. Neste contexto, a geração de emprego e renda se expressa em variados níveis profissionais. E Quaisquer que sejam estes, é fundamental que se mantenham atualizados / informados sobre aspectos técnicos – científicos que envolvam o setor, dentro dos vários nichos que compõe a rede da construção civil.

Assim, para que se manter qualificado, quer para inserção no mercado de trabalho ou para permanência neste, é importante que existam intercâmbios, por exemplo, que possibilitem discussões de temas correlacionados ao referido setor produtivo, capazes de promover conhecimentos por meio de debates, reflexões de teorias e de técnicas que possam melhorar o desempenho de atividades do cotidiano. Sendo capazes de agregarem valor, tanto para o perfil do profissional como para um posicionamento crítico junto à sociedade em que o individuo está inserido.

Assim, realizar um ciclo de debates que coloque em mesma linha de discussão estudantes, professores, profissionais da área, instituições e sociedade em geral, é um dos caminhos que podem ser seguidos.

Ver-se então, na conjuntura atual em decorrência do COVID 19, que veio abalar todo o sistema de ensino do País e do Mundo, a importância do papel da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e todo seu corpo, docente e discente promover a disseminação de conceitos e teorias que regem ciências através de atividades virtuais que possibilitem a todos (as) estarem de alguma forma, ativos (as). A destacar a área de engenharia e arquitetura.

As universidades, sob a óptica de uma célula formadora dentro da sociedade tem o dever de oportunizar o acesso ao conhecimento e a formações fora de suas “paredes”. Assim, Proporcionando condições em que o encontro entre teorias e práticas sejam, de fato, aplicáveis as realidades de cada discente.

Nesse sentido, realizar um ciclo de debates que vise promover a união do conhecimento, por exemplo, empírico e científico, pode ser um dos caminhos com boas probabilidades de obter de forma implícita e/ou explícita resultados positivos. Bem como, transfere para a sociedade uma visão/sensação de ação por parte de uma IES que em seu papel social vise a relação sociedade e universidade. Dessa forma, estará Possibilitando que profissionais estudantes e sociedade se inter-relacionem, e de maneira recíproca aprendam mutuamente dentro de suas áreas profissional.

PROGRAMAÇÃO

 07/09/2020
Título: Ensino à distância: o olhar dos alunos (as) da disciplina Planejamento e Gerenciamento de Obras do Curso Superior em Tecnologia da Construção de Edifícios da UVA.
Participantes:
Antonio Gilson Paiva Rodrigues, Julio Cesar do Nascimento Sousa, Maria José Lopes da Silva, Marcelo Hollister Almeida Silva
 
14/09/2020
Título: Lajes Pré-Fabricadas, tipo Treliça: Debate a respeito de Demanda, Produção e Uso nas pequenas e médias obras na região Noroeste cearense.
Participante(s):
Tecgº. Julio Cesar do Nascimento Sousa (Professor do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios / UVA)

21/09/2020
Título: Aplicação e manutenção de estruturas metálicas utilizadas na elevação de edificações no Estado do Ceará.
Participante(s):
Tecgº. Francisco Geovane Rodrigues Monteiro (Coordenação da manutenção predial preventiva)
 
28/09/2020
Título: Indústria e sociedade: Agentes, fora do canteiro de obra, que influenciam e caracterizam a construção civil numa visão lato sensu.
Participante(s):
Engº. Fernando Ibiapina Cunha (Diretor da Cerâmica Torres Ltda, Sobral/CE)

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