Os blocos X e Y são homogêneos sendo que o peso do bloco Y é de 20 N, conforme o desenho abaixo. O peso do bloco X é:
(EspCEX, setembro de 2019)
Esta é uma questão "típica", que trata de equilíbrio dos corpos. Logo, teremos que atentar para espaço e massa, no que diz respeito a peso.
Disto isto, vamos reconfigurar um pouco o desenho acima, de modo que possamos contemplar a visão do centro de massa (CM) dos corpo envolvidos. Ou seja, o ponto, onde iremos considerar a concentração de toda a massa do corpo em questão.
Teremos ainda que fazer uma nova reconfiguração, lembrando que você pode optar em aproveitar o mesmo esquema, porém por uma questão didática preferimos realizar. Ou seja, vamos elaborar o diagrama de forças.
Gostaria de chamar atenção no diagrama acima, para a reconfiguração das cotas. Percebam que a viga também entra na divisão, pois o peso da mesma foi considerando anteriormente.
Pronto!
Agora, passemos para o que ele quer, o PESO DE X. Para isso, vamos extrair todos os dados que ele nos fornece.
Vejam que ele nos fornece os pesos de Y e Z, respectivamente 20 N e 10 N.
Um ponto importante é que temos a viga sobre um único apoio, o que fará com que a mesma esteja possível de giro, ou seja, pelo ação das forças pesos termos um momento (M = F. d), lembram? Salientando que neste caso temos aqui a força peso (Fpeso).
Pois bem!
Dado a situação do equilíbrio, mencionada no enunciado podemos dizer que o somatório dos momentos do lado direito é igual ao do lado esquerdo. Logo tenho que,
Vejam que é uma questão simples, e que exige pouco cálculo a ser realizado, porém exige que se faça toda uma analise sobre o que se quer da questão, o que ela fornece com o que temos que aplicar.
Deixar aí seu comentário, sugestão, como contribuição para que possamos melhorar o trabalho deste instrumento.
Até a próxima!
_____________
VEJA POSTAGEM RELACIONADA AO TEMA!
0 Comentários
Deixe aqui sua SUGESTÃO, DÚVIDA! Isso ajuda a criar e melhorar (novos) conteúdos.