SISTEMATIZAÇÃO DE PROCESSO

A importância de olhar 360º e microscopicamente! 


Ontem, segunda - feira, trabalhando com meus alunos PERT/CPM (logo estarei falando sobre, aqui!) e tendo alguns momentos de "flashback's", mais uma vez me "bateu" o pensamento na importância de olhar para nossas ações profissionais e pessoais como um sistema, ainda que não organizado, temos sempre um sistema a nossa frente.

Profissionalmente falando, e de grande "valia" que os executores/construtores de projetos no campo, aprendam a ver/conhecer o produto que estão trabalhando de maneira microscópica.

No olhar curioso - e finalmente atento - de meus pupilos nesta noite. Notei que assim como foi parte do meu passado, faz parte do presente de muitos e ainda será o futuro de alguns, a prática sempre fará a diferença quando aliado a teoria. E que embora alguns deles não tenha vivenciado um projeto profissionalmente no campo, perceberam que a utilização de uma ferramenta como esta pode ser aplicada para diversas modalidades em seus caminhos, no entanto deve haver a sensibilidade para seu uso.

Por que senti a necessidade de escrever sobre isto!

Temos o "costume"/hábito de nos atermos somente àqueles áreas que nos interessa "naquele momento", e desdenharmos as demais. No entanto, devemos lembrar que em quaisquer área profissional estaremos sempre necessitando de algum complemento para auxilio, ainda que não nos aprofundemos, precisamos ter certo conhecimento para sabermos como e para onde nos dirigir.

Lembro-me de certa ocasião em que uma aluna (super irritada ) esbravejou comigo que eu "não era nem contador para dar esta disciplina" (Gestão e Análise de custos), como se tal disciplina ministrada em um curso de administração [...].

Pois bem.

O fato de conhecermos detalhadamente um projeto (o produto que estaremos trabalhando) faz com que evitemos erros - assim como os cometi e ainda os cometo vez por outra - quanto a execução de nossas atividades. Por exemplo, além do fato do mesmo alunos na aula de ontem, me veio um fato de um caso que presenciei e que me chamou a atenção, que foi um erro de marcação em um gabarito de determinada obra. 

Isso aliado ao PERT dos pupilos, quanto ao nível de detalhes que tiveram que presenciar quando na construção da malha, me fez refletir sobre: Se somos capazes de errar na marcação de um tapume que "perimetra" a obra para forma o canteiro, como esta o grau de detalhes que conhecemos do corpo do projeto?

Gente, quando formos trabalhar projeto e processos, vamos fazê - lo de forma metódica. Pois é isto que um sistema acaba se tornando um conjunto de métodos.
  1. Olhe o que você tem?
  2. O que você quer com o que tem? Ou mesmo o que pode fazer?
  3. Preciso de algo mais para atingir meu objetivos? O que?
  4. Onde consigo?
  5. Quem pode me ajudar?
  6. Como?
  7. [...]
Seriam um infinito de perguntas para podermos detalhar seu projeto.
Defendo a ideia de que precisamos tratarmos cada caso, impar, ainda que já tenhamos passado por situação semelhante, esta nos servirá como mola norteadora.

Existem "n" ferramentas para a situação que você(s) encontrar(em), no entanto seu primeiro desafio é descobrir "o que você tem nas mãos!", para somente então, procurar(em) a adequada.

Postar um comentário

0 Comentários