COMO DETERMINAR TEMPO PARA EXECUÇÃO DE OBRA.

Determinação do tempo de execução e dimensionamento "mão de obra" na construção civil.


Um dos grandes desafios para profissionais da construção civil, principalmente os iniciantes, é o de determinar o tempo que levarão para concluir determinada obra, serviço, atividade, de um projeto.
Pois bem!
Não existem muitas complicações quando se tem tudo dentro de padrões técnicos.
Um dos primeiros instrumentos, para que se possa iniciar um trabalho de determinação de tempo, é ter em mãos a composição de custos da obra/serviço a ser detalhada.
Com a composição nas mãos, fica fácil para qualquer profissional (diante dos custos e coeficientes) determinar com uma matemática simples e direta o tempo desejado. No entanto outros fatores que vão além da determinação deste tempo não podem ser esquecidos, pois dele depende o sucesso do projeto.
Então vejamos como fazer!

  • Determinação do tempo de execução

Peguemos uma composição fundamentada na SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura do Ceará) para exemplificarmos o que nos propomos acima.

Vamos trabalhar para produzir 200,00m² de alvenaria com tijolo furado (9x19x19cm) na espessura de 10cm, que chamamos aqui de "parede singela".

Se observarmos na tabela, as informações para este tipo de alvenaria, é percebido que necessitamos de 1,0 hora de pedreiro para executarmos 1,0 m² de alvenaria. Então se,
1 hora ----------- 1,00m²
x horas ------ 200,00m²
___________________
x = 200 horas
Observem que, com uma regra de três simples e direta, pudemos achar quanto tempo, em horas, disporemos para trabalhar a parede. Deste modo podemos afirma que,
1 dia ---------- 8,0 horas
y dias ------- 200 horas
___________________
y = 25,00 dias
Portanto, o tempo para a execução desta alvenaria, especificamente, seriam de 25,00 dias. Ou seja, preciso dispor deste tempo somente para erguer a paredes, nas condições apresentadas.
Suponhamos que, em vez de trabalhar com TF8, utilizássemos tijolo comum, que chamamos de maciço. Vamos produzir agora, 200,00m² de alvenaria com tijolo maciço, espessura de 20cm, a qual chamamos de "parede dobrada".



Neste caso o coeficiente aplicado para a produção de 1m² é de 2,5 horas de pedreiro o que provoca uma alteração no prazo, quando comparado com o anterior, ainda que se aplique a mesma medida (200,00m²). Vejamos,
2,5 horas ----------- 1,00m²
x horas ---------- 200,00m²
______________________
x = 500 horas
Neste caso, iremos demandar um tempo de 500 horas de pedreiro para concluirmos a alvenaria, o que nos daria em dias o valor de,
1 dia ---------- 8,0 horas
y dias ------- 500 horas
___________________
y = 62,50 dias
Perceberam que no tocante a dimensionamento, quando de posse da composição de custos não há mistério? Sendo que não obrigatoriamente tenha que se utilizar base de dado d'outros para montar seu tempo, pois existem àqueles que depois de analise de um histórico de atividade e repetições, formulam seu próprio tempo padrão para hora de pedreiro, por exemplo. Lembrando que deve haver um estudo de tempo para a determinação deste TP, que deve fazer várias considerações no desenvolvimento de sua busca, tais como: velocidades de operadores, tolerâncias, dentre outras.
Vale salientar que a eficiência de tempo outrora determinado, sofre forte influencia do tipo de fluxo de material e processos, considerado no sistema operacional da obra, bem como o tipo de tecnologias adotada.

  • Dimensionamento de pessoas.

Com a quantidade de dias determinada para seu projeto, o numero de pessoas se comportará de acordo com a realidade em que se encontra seu projeto. Vamos exemplificar para um melhor entendimento.
Se as paredes cujo tempo de execução determinamos acima, precisarem ser feitar na metade do tempo indicado, o gerente do projeto, irá diante deste fato tomar decisões que levem a redução do tempo (já conhecido por ele).
Um dos caminho, que podemos exemplificar para este cenário desenhado, é o de colocar mais um pedreiro para atuar juntamente com o projeto. Isso sem que haja a necessidade de mais um ajudante, deste que ambos esteja próximos e que possam ser "abastecidos" pelos mesmo ajudante.
O que nos leva a pensar no gerenciamento do processo encontrado pelo gerente, que terá que buscar um otimização para atingir o resultado esperado no tempo e no custo.

É sabido que existem caso e caso, e que cada um dentro de sua particularidade exigem metodologias para serem trabalhadas e que este devem receber o tratamento adequado. A exemplo disso, é a construção de uma cronograma físico - financeiro e cronogramas de acompanhamento de obra.

Postar um comentário

0 Comentários